Quando uma criança parece estar vivendo uma guerra dentro da sala de aula ou precisar enfrentar uma batalha para fazer o dever de casa, uma das primeiras considerações feita é a possibilidade desta ser portadora de TDAH. Ao conferir os sintomas característicos do TDAH, muitas vezes a criança poderá ser erroneamente diagnosticada como tendo TDAH.

Dificuldades de aprendizagem, problemas familiares, emocionais ou nas relações sociais podem ser fatores prejudiciais ao desempenho escolar de uma criança e não estar necessariamente associado ao diagnóstico do TDAH.

Distúrbios de aprendizagem, divórcio, traumas e rejeição social são alguns exemplos que podem causar sintomas parecidos com os do TDAH. As crianças podem, facilmente, criar fantasias e alimentar a imaginação para fugirem de sentimentos negativos. Isso é um grande complicador para que consigam fixar a atenção nas tarefas. Vale ressaltar que, muitas vezes, a criança não se sente confortável para discutir suas angústias com os pais ou professores.

Por isso, para se chegar a um diagnóstico correto do TDAH é imprescindível que a criança seja submetida a uma avaliação feita por um médico realmente especializado em Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

O diagnóstico correto do TDAH exige por parte do médico um conhecimento sólido sobre diagnóstico diferencial (identificar e discriminar os sintomas de acordo com as especificidades do quadro clínico e histórico emocional do paciente).