IX Jornada de Psiquiatria da Infância e Adolescência e II Congresso de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Santa Casa do Rio de Janeiro, ocorreu nos dias 5 e 6 de dezembro no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com uma programação extensa e profissionais altamente especializados, abordando temas como Autismos, transtornos alimentares, compulsões, além do TDAH, entre outros.

fabiobarbiratofrase

E,  contou com um Simpósio da ABDA para familiares e pessoas com TDAH. A mesa sobre TDAH, 

foi coordenada pela Presidente da ABDA, Iane Kestelman e pelo Neurologista infantil, Drº Milton Genes, integrante do Conselho Científico da ABDA.

O auditório estava lotado, e as palestras seguiram o cronograma informado anteriormente pela organização do evento:

Dr. Enio Roberto Andrade – Os mitos no diagnóstico e tratamento do TDAH – Psiquiatra (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

Dr. Jorge Simeão – O impacto do TDAH na dinâmica familiar –  Psiquiatra (Vice diretor executivo da Associação Brasileira do Déficit de Atenção)

Ronaldo Ramos – Os prejuízos do diagnóstico tardio – Psicólogo (Diretor Executivo da Associação Brasileira do Déficit de Atenção)

Iane Kestelman – Desamparo – o sentimento que devasta a família de quem TDAH – Psicóloga, Psicanalista (Presidente da Associação Brasileira do Déficit de Atenção)

ianefrase

 

Ao final, o tempo dedicado a perguntas e respostas foi disputado, e acabou por envolver fortemente o tema ‘comorbidades’, com especial foco para o Transtorno do Espectro Autista.

Além do Simpósio para familiares, uma conferência sobre TDAH com o Profº Drº Luiz Augusto Rodhe, encerrou com chave de ouro o evento, e apresentou as últimas pesquisas sobre TDAH no mundo.

A Equipe ABDA, sente-se honrada e feliz, por mais esta parceria.


IMG 2117

IMG 2129

 

IMG 2146