Aos 6 anos de idade meu filho, foi internado no CTI de uma clínica na Lagoa, com cetoacidose diabética. Foi novidade, extremo sofrimento e um tremendo susto pra td família. Graças a um Deus, q é maior q tds os nossos problemas, td foi se resolvendo. Após uns 10 dias de internação, meu filho saiu da clínica, diabético; fazendo uso contínuo de insulina.
Aos 7 anos, ainda meio inseguro e confuso com o tratamento da diabetes, tive que trocá-lo de escola.
Foi onde comecei a perceber as dificuldades acadêmicas dele. Ñ parava sentado em sala de aula, falava o tempo td, atrapalhava as aulas e brincava o tempo td! Nós achávamos q td era culpa do diabetes,pois a glicemia dele, variava muito e isso atrapalhava bastante também. Qdo o açúcar no sangue está baixo (hipoglicemia), ele tinha td o comportamento bastante alterado; pois a falta de açúcar no cérebro deixa a criança desorientada. Passamos então, a monitorar mais frequentemente a glicemia dele, evitando tantas hipoglicemias.
Porém, ainda assim e cada vez mais, ele vinha apresentando, além do comportamento acima, recusa em copiar do quadro, fazer deveres e avaliações em aula, e sempre me dizia q ñ tinha deveres de casa. O q era mentira!
A escola, começou a dizer q ele era impossível, que ñ colaborava e q fazia td de caso pensado…troquei meu filho de escola.
Procurei um psiquiatra, q fez a avaliação neuropsicológica, que confirmou o diagnóstico de TDAH. Inicialmente, me recusei a tratá-lo com medicação para TDAH.
O Início das aulas na escola nova, foi bom; coloquei psicopedagoga, professores particulares em casa…mas aos poucos os sintomas do TDAH, ganhavam a cena novamente!
Troquei de escola novamente e comecei o tratamento medicamentoso. Nossa! Gracas a Deus, a Medicação fez td diferença na vida de meu filho e na vida de tds q convivem com ele…pena q o efeito dura pouco!
Ao todo, foram 4 trocas de escola em, mais ou menos, 2anos. Pois a maioria das escolas, suas coordenações e seus professores, ñao colaboram com a continuidade do tratamento proposto em sala de aula!!!
É muito triste, vc perceber q na escola, seu filho está SOZINHO!!!
Hoje, com 14 anos, ele frequenta uma escola inclusiva, ñao quer mais fazer terapias, (fez por 2 anos), toma Medicação para TDAH de Longa duração pela manhã e a tarde quando terá aulas particulares.
Seus professores ( tanto da escola qto os de casa) elogiam seu interesse e empenho em tentar fazer td direitinho. Suas notas melhoraram!
Embora ele tenha melhorado muuuuito com a medicação, ainda precisa de professores em casa, até mesmopara motivá-lo.
No geral, a medicação melhora a concentração, atenção. Ele assume com mais facilidade, suas responsabilidades e ñao mente. E quando ele ñ toma, é quase um caos. Infelizmente!
Mas com fé em Deus, que me dá paciência, vamos levando a vida, com as mesmas instruções básicas, diariamente.!!!!Um dia de cada vez!!!
E dou glória ao Senhor, por ter-me dado um filhote, tão doce e impossível como ele. Pois pra Deus nada é impossível! Rsss
Amo demais meu docinho agitado!!!!