A ABDA realizou nos dias 6 e 7 de Agosto de 2005 seu II Congresso Internacional.

22

O evento, que aconteceu no Rio Othon Palace – Copacabana, além de ter oferecido uma programação repleta de novidades em pesquisas sobre TDAH, proporcionou um clima agradável de convivência entre profissionais das áreas de saúde e educação e portadores e familiares num dos pontos mais bonitos do Rio de Janeiro.

A maioria das referências nacionais em pesquisa e clínica em Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade esteve presente. Os temas foram bastante diversificados e o programa contemplava a todos: na parte da manhã ocorreram palestras gerais e as tardes foram reservadas para mesas redondas dividas por área de interesse (educação e saúde, incluindo os simpósios dos laboratórios patrocinadores do evento: Eli Lilly, Janssen-Cilag e Novartis).

23
Os voluntários Flávia e Gabriel (psicólogos), Sam Goldstein
ladeado por Iane Kestelman e Paulo Mattos,
da Diretoria da ABDA.

Sam Goldstein, Psicólogo, Ph.D., University of Utah (Neurology, Learning and Behavior Center – N.L.B.C.), foi o convidado internacional e nas salas lotadas de suas palestras foi possível conhecer um pouco mais de sua experiência em avaliar e promover resiliência em crianças com TDAH. Este renomado psicólogo é autor de títulos importantes na literatura que trata do TDAH. Ele esteve no Brasil especialmente para participar do Congresso da ABDA. 24Sam Goldstein é membro dos seguintes órgãos: Primary Children’s Medical Cente, University Neuropsychiatric Institute, National Professional Advisory Board (para o Children and Adults with Attention Deficit Disorder (C.H.A.D.D.), Professional Advisory Boards to the Attention Deficit Disorder Association, National Parenting Instructors Association.

25
Time feminino de “craques”: Psicopedagoga Maria
Cristina Bromberg, Geneticista Tatiana Roman,
Psiquiatras Cláudia Szobot, Isabella Souza e Maria
Antônia Pinheiro e Psicóloga Edylene Benczik.

Ainda nesta edição do Congresso houve o lançamento do livro de Vera Joffe, Psicóloga residente nos Estados Unidos, “Um dia na vida de adulto com TDA/H”, da Editora Lemos. No stand da Janssen-Cilag os congressistas puderam obter um exemplar autografado pela autora (veja mais sobre esse livro no site).

O evento reuniu diferentes categorias profissionais e a cada ano torna-se mais útil para a disseminação de informações científicas sobre o TDAH.

 

Confira os números do congresso:

Número de Congressistas inscritos: 430
Número de palestrantes: 42
Expositores: 15
Pesquisadores e Jornalistas: 10

• Médicos: 20%
• Psicólogos: 32%
• Profissionais de Educação (professores, orientadores e pedagogos): 24%
• Familiares e portadores: 12%
• Fonoaudiólogos: 7%
• Estudantes: 4%
• Outros: 2%

Foi ótimo ter todos reunidos no Congresso! Esperamos todos no ano que vem.