A Associação Brasileira do Déficit de Atenção foi convidada pela segunda vez, a participar do V Congreso Panamericano de Salud Mental Infanto-Juvenil, organizado pela Associação Mundial de Psiquiatria e apoiado pela UNICEF.

1

O evento aconteceu no Palacio de Convenciones de Havana, Cuba, no período de 23 a 27 de abril de 2012 e contou com a participação de vários países da América Latina e Europa.

A ABDA participou através da sua Presidente, Iane Kestelman, que deu uma conferência cujo tema foi TDAH em Adultos. A presidente da ABDA falou também sobre o trabalho da Associação, o apoio e a luta pelos direitos das pessoas com TDAH que vem sendo empreendida nós últimos 12 anos.

Também representando a ABDA, participaram do congresso as Dras Elnora de Paiva Ayres, Neuropsiquiatra e Coordenadora do núcleo da ABDA em Porto Alegre, que abordou o tema TDAH e Inclusão, e Fabiana Mugnol, Neuropediatra, coordenadora da ABDA do núcleo de Porto Alegre, cujo tema se referia ao TDAH na infância e adolescência.

cuba 2

Representantes de associações de pessoas com TDAH de outros países, como México, Bolívia, Chile, etc… demonstraram interesse no trabalho desenvolvido pela ABDA e firmaram, na ocasião, o compromisso de estabelecer uma rede de instituições com vistas a manter um intercâmbio, troca de experiências e informações sobre políticas públicas para pessoas com TDAH em toda América Latina.

No final da sua conferência, a presidente da ABDA, Iane Kestelman, ressaltou também a importância dos projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional Brasileiro, no sentido de garantir os direitos das pessoas com TDAH na Educação e na Saúde, a exemplo do que já acontece em Cuba.

A ABDA agradece a Dra. Minervina Román (Médica Psiquiatra responsável pelo Programa de Atenção Primária em TDAH para Infância e Adolescência de CUBA) e o Dr. José Giroud (Neurologista Pesquisador em TDAH da Universidade de Havana) pela incondicional parceria estabelecida com a ABDA desde o ano de 2010, quando a ABDA participou pela primeira vez do Congresso Panamericano de Saude Mental Infanto Juvenil, organizado pela UNICEF em Havana.

cuba 3

Palacio de Convenciones, La Habana, Cuba


cuba 4

Slide de apresentação da ABDA


cuba 5

Miguel Valdez (Colômbia), Nora Monsalves (Cuba), Iane Kestelman (Brasil), Elnora Ayres (Brasil) Fabiana Mungnol (Brasil) e Minervina Román (Cuba)


cuba 6

Após o congresso, a Presidente da ABDA concedeu uma entrevista para a Radio Habana Cuba, sobre o trabalho da ABDA no Brasil.