Crianças e Adolescentes
O questionário abaixo é denominado SNAP-IV e foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística – IV Edição (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiátrica. Você também pode imprimir e levar para o professor preencher na escola. Esta é a tradução validada pelo GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção da UFRJ e pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS.
IMPORTANTE:
Este questionário é apenas um ponto de partida para levantamento de alguns possíveis sintomas primários do TDAH.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).
Muitos dos sintomas abaixo relacionados podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.
Lembre-se sempre que qualquer diagnóstico só pode ser fornecido por um profissional médico.
[ SNAP – IV – Versão para impressão ]
Para cada item, escolha a coluna que melhor descreve o(a) aluno(a) (MARQUE UM X):
01. Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas | ||||
02. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer | ||||
03. Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele | ||||
04. Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações | ||||
05. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades | ||||
06. Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado | ||||
07. Perde coisas necessárias para atividades (p. ex: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros) | ||||
08. Distrai-se com estímulos externos | ||||
09. É esquecido em atividades do dia-a-dia | ||||
10. Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira | ||||
11. Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado | ||||
12. Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado | ||||
13. Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma | ||||
14. Não pára ou freqüentemente está a “mil por hora” | ||||
15. Fala em excesso | ||||
16. Responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas | ||||
17. Tem dificuldade de esperar sua vez | ||||
18. Interrompe os outros ou se intromete (por exemplo: intromete-se nas conversas, jogos, etc.) | ||||
Como avaliar:
1) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1 a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança ou adolescente.
2) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado numa criança ou adolescente.
O questionário SNAP-IV é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários.
IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios.
CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima)
CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade.
CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa).
CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas.
CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.
Boa tarde!
Gostaria de saber qual a faixa etária para aplicação da escala supracitada.
Aguardo o retorno
Olá Andressa,
Este teste foi desenvolvido para ser aplicado em crianças e adolescentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente considera a adolescência, a faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade.