O SENADO DOS ESTADOS UNIDOS RECONHECE O TDAH COMO DE INTERESSE PRIORITÁRIO EM SAÚDE PÚBLICA

O último dia 19 de setembro marcou o dia inaugural da consciência sobre o TDAH, cujo objetivo é destacar o impacto e prejuízos acumulados pelo transtorno em milhões de crianças, adultos e familiares nos EUA.

Através da resolução (S.370), introduzida pela senadora Maria Cantwell (D-Lave) e co-patrocinado pelo senador Richard Durbin (d-Ill.), o senado dos EUA reconhece o TDAH como algo de interesse prioritário para a saúde pública. Incentiva também o governo federal a aumentar a consciência da população sobre o tema, melhorando, dessa forma, o acesso aos serviços de saúde mental para crianças e adultos portadores do transtorno.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que afeta de 3 a 7 por cento das crianças em idade escolar e aproximadamente 4 por cento dos adultos, nos mais diversos grupos raciais, étnicos e socioeconômicos. Os estudos indicam que o distúrbio é comum em algumas famílias e sugerem que a carga genética é um fator de risco importante. O TDAH é caracterizado por três sintomas básicos: impulsividade, desatenção, e em alguns casos, hiperatividade.

“O volume de pesquisas científicas reais sobre o TDAH é imenso. Infelizmente, a desinformação tem propiciado discussões públicas cada vez mais equivocadas e sem bases cientificas, causando um enorme prejuízo aos portadores”, disse E. Clarke Ross, membro do CHADD Children and Adults with Attention –deficit/hyperactivity Disorder.

“Um número significativo de adultos está sofrendo no trabalho, na vida social e na família devido ao fato do TDAH não ter sido identificado e tratado adequadamente”, explica Michele Novotni, Ph.D, membro da Attention Deficit Disorder Association (ADDA). “Infelizmente, mesmo com toda a informação agora disponível sobre o TDAH, ainda há um uma série de equívocos e diagnósticos errados impedindo que a maioria das pessoas alcance uma melhor qualidade de vida.”

“O dia da consciência ajudará a diminuir o estigma que impede que milhões de crianças e adultos procurem os cuidados que necessitam”,disse Michael Faenza, presidente e membro da National Mental Health Association (NMHA). “O público americano necessita saber que os avanços médicos recentes e os programas de tratamento permitem que a maioria dos portadores de TDAH seja beneficiada e obtenha uma vida mais feliz e mais produtiva.”

A Attention Deficit Disorder Association (ADDA), o Children and Adults with Attention deficit/hyperactivity Disorder (CHADD) e a National Mental Health Association (NMHA) juntaram–se a diversas outras organizações ligadas à educação; voluntários e profissionais de saúde, com a finalidade de marcar a importância deste dia como um marco nos direitos dos portadores de TDAH.

 

Texto retirado do Chadd
Site oficial da organização americana de familiares e portadores de TDAH
www.chadd.org