O TDAH se caracteriza por uma combinação de três tipos de sintomas:

  1. Desatenção
  2. Hiperatividade
  3. Impulsividade
     

O TDAH na infância, em geral, se associa à dificuldade na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores.

As crianças são tidas como ”avoadas”, ”vivendo no mundo da lua”, geralmente são ”estabanadas”, com ”bicho carpinteiro”,”sem limites”, ”dispersos”,  ou ”ligados por um motor”, isto é, não param quietas por muito tempo.

Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas são todos desatentos.

Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

 

Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos).

 

São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para a outra e também são impulsivos (‘’colocam os carros na frente dos bois’’).

 

Eles têm dificuldades em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta.

 

São frequentemente considerados ‘’egoístas’’.

 

Eles têm uma grande frequência de outros problemas associados, tais como: o uso de drogas e álcool, ansiedade, depressão.

 

Existe um outro tipo que também é fundamental para a avaliação da criança com suspeita de hiperatividade: é a inexistência de padrões ou normas que estabeleçam a variação do nível de atividade motora que pode ser considerado para o diagnóstico da hiperatividade.

 

Na realidade, determinar o nível de atividade normal de uma criança é um assunto polêmico.

 

A maioria dos pais tem certa expectativa em relação ao comportamento de seus filhos, e normalmente, esta expectativa inclui certo grau de agitação, bagunça e desobediência, características que são aceitas como indicativos de saúde e vivacidade infantil.