62
Equipe ABDA no CHADD – Paulo Mattos, Angela
Alfano, Iane Kestelman e Sergio Bourbon

Entre os dias 7 e 10 de novembro último, realizou-se em Washington – EUA, a 19ª Conferência Internacional sobre TDAH, organizada pelo CHADD (Chidren and Adults with Attention Deficit Disorder), ocasião em que foi comemorado o 20º aniversário desde a inauguração desta organização.

63
Abertura da Conferência – Mensagem de apoio da
Senadora Hillary Clinton a causa do TDAH

Em três dias de congresso, os temas foram distribuídos em 125 palestras e workshops, onde foram contemplados os diversos temas e pesquisas referentes ao TDAH e suas comorbidades.

Dentre os inúmeros trabalhos apresentados, destacamos temas como: “Crianças com TDAH que fracassaram na escola e tiveram sucesso na vida”, “Meninas e Mulheres com TDAH”, “Pais com TDAH e seus Relacionamentos com os filhos”, “TDAH e Comorbidades”, “Pesquisas recentes em TDAH”, etc…

64
Abertura do Congresso do CHADD

Em torno de 1000 pessoas estiveram presentes: portadores de TDAH, familiares, professores, psicólogos, médicos…

Os portadores de TDAH, em especial, e profissionais

interessados, foram divididos em comitivas, de acordo com o seu Estado de origem, a fim de visitarem oficialmente o Congresso e o Senado americano. Cada comitiva teve a oportunidade de fazer suas reivindicações especificas aos parlamentares na manhã do dia 8/11/07.

 

 

 

 

66
Gabinete do Senador James Langevin,
senador que disponibilizou a legislação
americana sobre TDAH para a ABDA

Embora já exista, nos EUA, uma legislação especifica para portadores de disfunções cognitivas de uma maneira geral, e os portadores de TDAH sejam beneficiados por ela, ainda assim os associados e representantes do CHADD acreditam que mais ações possam ser implementadas e legalizadas com vistas a melhorar ainda a qualidade de vida dos portadores de TDAH.

67
Iane Kestelman, diretora executiva da ABDA, na
entrada do Congresso Americano (Capitólio)

A ABDA, mesmo não sendo uma associação americana, esteve presente no Capitólio (Congresso Americano), no gabinete do Senador James R. Langevin, representada pela sua Diretora Executiva Iane Kestelman e, pelo responsável pela Colaboradora da ABDA de São Paulo, Josef Vainboim.

68
Confraternização de brasileiros em Washington,
durante o Congresso do CHADD – Paulo Mattos,
Rubens Pitiliuk, Marcos Arruda, Sergio Bourbon,
Erasmo Casela, Iane Kestelman, Josef Vainboim…

Na ocasião, por recomendação do Senador James R. Langevin, foi entregue a nossa Diretora Executiva toda a legislação americana pertinente a portadores de deficiências, sejam físicas ou cognitivas. Tal legislação nos servirá posteriormente como base para o projeto de Lei cujo relator é o Deputado Alceni Guerra – Democratas PR, que está tramitando em Brasília e visa definir os direitos dos portadores de TDAH no Brasil.

69
Símbolo dos 20 anos da fundação do CHADD –
Children and Adults with Attention Deficit Disorder

Aproveitamos para agradecer ao Senador James R. Langevin do Estado de Rhode Island e ao seu assistente parlamentar Todd Adams.