53

Foram encerrados no dia 11 de dezembro os trabalhos do ano de 2010 do grupo paulista de apoio a pais e pessoas com TDAH mantido pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção. A confraternização, realizada no hotel Paulista Wall Street, contou com a presença de cinquenta pessoas, entre elas a presidente da ABDA, Iane Kestelman, a diretora-executiva, Alessandra Sayão dos Santos, o psicólogo e coordenador da ABDA núcleo São Paulo Ronaldo Ramos, o psiquiatra Dr.Jorge Simeão e o neuropediatra Dr. Erasmo Casella, presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.

54

Durante o encontro, foram discutidos diversos aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, como a herdabilidade. “A herdabilidade do TDAH é de 80%, um percentual mais alto do que o verificado em outros distúrbios neurológicos, como a esquizofrenia”, explicou Dr Casella. “É por isso que é muito comum a criança ser diagnosticada com TDAH e, em, seguida, o pai e/ou a mãe também.”55

O neuropediatra alertou ainda que somente 30% das pessoas com TDAH costumam apresentar o transtorno “puro”, que se caracteriza pela desatenção, impulsividade e hiperatividade, em alguns casos. “Os outros 70% das pessoas  têm comorbidades associadas ao TDAH, como dislexia, discalculia, Transtorno Opositivo Desafiador etc”.

56

No final do encontro, a presidente da Associação adiantou em primeira mão algumas informações sobre o V Congresso Internacional da ABDA, que será realizado nos dias 4 e 5 de agosto no Rio de Janeiro. O evento, o maior da América Latina na área, terá uma plenária para 1400 pessoas e salas indicativas para pais, pessoas com TDAH, educadores e médicos.