search-b-icon Se você é adulto e já recebeu o diagnóstico de TDAH, venha participar de uma pesquisa que está construindo um teste de investigação dos prejuízos que os portadores vivenciam no trabalho, na faculdade, nos relacionamentos… É preciso responder algumas questões de múltipla escolha, é bem rápido. A sua colaboração é muito importante!!! É só entrar no link:
https://pt.surveymonkey.com/s/7865VYG

Saiba mais

Título da Pesquisa: Construção de uma escala para avaliação dos prejuízos no funcionamento global em adultos com o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Pesquisador: Elizabeth do Nascimento
Instituição Proponente: Universidade Federal De Minas Gerais
Patrocinador Principal: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Apresentação do Projeto:
O TDAH envolve um padrão de sintomas relacionados à desatenção, hiperatividade, impulsividade e funcionamento executivo. Os achados científicos sugerem que os sintomas do TDAH são consequências de disfunções observadas em circuitos cerebrais associados às regiões préfrontais,ao lobo parietal, aos gânglios basais e ao cerebelo.Tais alterações acabam por trazer prejuízos na interação do portador deTDAH com o seu meio ambiente.O processo de construção da escala envolverá as etapas sugeridas naliteratura. São elas:revisão da literatura e definição do constructo; construção dos itens, análise teórica dos itens, análisepsicométrica (análise empírica dos itens, evidências de precisão e validade). Alcançada a versão finaladequada do ponto de vista empírico, serão estabelecidos critérios de correção e interpretação (normasreferenciadas no grupo) e elaborado o manual do instrumento

Objetivo Primário:
Construir uma escala de autorrelato para avaliar os prejuízos no funcionamento global de pacientes adultos com TDAH decorrentes de alterações nas funções executivas.

Objetivo Secundário:
Analisar do ponto de vista psicométrico os itens que comporão a escala. Comparar a manifestação de alterações nas funções executivas entre indivíduos com diagnóstico de TDAH e indivíduos saudáveis. Levantar evidências de precisão. Levantar evidências de validade. Estabelecer normas para correção e interpretação.

research trans

Riscos:
Os prejuízos para os participantes podem estar relacionados ao cansaço decorrente da situação de testagem.

Benefícios:
Desenvolver estudos que contribuam para o desenvolvimento da psicologia das diferenças individuais e da avaliação psicológica no Brasil, por meio da criação, da adaptação e do refinamento das características psicométricas dos testes psicológicos, a fim de auxiliar os pesquisadores e os profissionais em situações de aplicação da psicologia, particularmente, no contexto da clínica(diagnóstico).

Considerações

Serão estudados dois grupos de indivíduos. O primeiro será constituído de adultos que receberam o diagnóstico de TDAH (grupo clínico) e o segundo por adultos da comunidade sem esse diagnóstico (grupo não clínico). A previsão amostral é de 920 participantes. Instrumentos: Escala de prejuízos no funcionamento global em adultos com TDAH. A proposta para a escala é que ela seja de autorrelato, tipo likert. 1) Os itens serão construídos retratando as experiências diárias da população meta, objetivando uma maior validade ecológica. 2) Adult Self Report Scale ASRS-18. Foi desenvolvida por pesquisadores em colaboração com a OMS e contempla os sintomas de TDAH dos critérios do DSM IV Diagnostic Statistical Manual of Mental Disorders Fourth Edition, porém adaptados para o ível desenvolvimental da fase adulta.

Para acessar o parecer do comitê de ética pesquisa