A Associação Brasileira do Déficit de Atenção solicitou ao Laboratório Novartis Biociências um posicionamento oficial para as pessoas com TDAH sobre a normalização da distribuição da medicação Ritalina LA.

A Novartis esclarece que, em decorrência de um atraso nas autorizações de importação de Ritalina LA (cloridrato de metilfenidato de liberação modificada), somado a um aumento de demanda, o medicamento poderá enfrentar um período temporário de desabastecimento em algumas regiões.

Por conta da regulamentação para importação do produto – que passa por diversas fases desde a aprovação de cota, licença de importação e embarque, entre outras – a Novartis está impossibilitada de fazer uma importação de emergência. Apesar disso, a empresa está tomando todas as providências que estão ao seu alcance para regularizar a comercialização deste medicamento o mais rápido possível, pois sabemos da importância deles para a continuidade no tratamento dos pacientes.

A expectativa da Novartis é conseguir começar a normalizar a distribuição da Ritalina LA, em todo o mercado nacional, no início de julho de 2013.

Por entendermos a importância e a relevância da medicação para algumas pessoas portadoras de TDAH, sem a qual o desempenho de suas atividades cotidianas poderá ser seriamente prejudicada, acarretando prejuízos significativos, solicitamos ainda ao Laboratório Novartis a regularização da distribuição da medicação e publicamos no link abaixo o posicionamento do Laboratório endereçado à ABDA a título de esclarecimento das pessoas com TDAH do Brasil.

A ABDA informa que apenas transmite o posicionamento do Laboratório Novartis, uma vez que se trata de assunto de extremo interesse e urgência para as pessoas com TDAH de todo o Brasil. A ABDA esclarece, no entanto, que não é de sua responsabilidade e competência responder oficialmente por quaisquer falhas na normalização ou reabastecimento de quaisquer medicações.

Para outras informações específicas sobre este tema, entrar em contato direto com o laboratório Novartis através do SIC (Serviço de Informações ao Cliente) Novartis: 0800 888 3003 (ligação gratuita) ou através do email sic.novartis@novartis.com


Clique aqui para ler o posicionamento da Novartis na íntegra.