Este artigo faz parte de uma sequência de 4 artigos sobre Depressão e TDAH. Você pode ler na sequência numérica ou pode optar ir direto ao texto que mais interessar:
Parte I – O que é Depressão / Tipos de depressão (clique aqui)
Parte II – Depressão na Infância e Adolescência (clique aqui)
Parte III – Colisão entre o TDAH e Depressão (clique aqui)
Parte IV – Diferenças entre os sintomas de TDAH e Depressão (clique aqui)
DIFERENÇAS ENTRE OS SINTOMAS DE TDAH E DEPRESSÃO
Como vimos no artigo anterior, muitos sintomas de depressão confundem-se com os de TDAH. Isto requer alta habilidade, experiência e conhecimento do profissional médico para fazer o diagnóstico diferencial, uma vez que, queixas de irritabilidade, desatenção, desinteresse pela escola e baixo rendimento escolar, em princípio, podem levar ao diagnóstico de um ou de outro, ou de ambos.
Os sintomas da depressão podem mascarar a existência ou coexistência do TDAH na pessoa, especialmente na criança, e o inverso também pode ocorrer;
Apenas um profissional médico poderá avaliar e diagnosticar corretamente, porém, para que o êxito no diagnóstico aconteça o mais brevemente possível, é fundamental que parentes, professores, as pessoas que convivam com o paciente, saibam descrever com o máximo de precisão possível os comportamentos preocupantes que os conduziram ao médico.
IMPORTANTE
Se uma criança, repentinamente, apresentar sinais de depressão acentuados, como embotamento, retraimento social extremo, recusa a ir à escola e ou outros ambientes, terror noturno, choro excessivo sem motivo aparente, é importante a busca de investigação médica e psicológica imediata. Estados depressivos agudos surgidos brusca e repentinamente, sem motivo conhecido pelos pais, podem indicar a presença de alguma patologia e ou abuso físico ou moral.
Veja algumas das semelhanças e diferenças entre os sintomas de TDAH e Depressão:
TDAH | DEPRESSÃO |
A pessoa com TDAH procrastina em geral coisas de que não gosta, coisas maçantes, mecânicas ou que requeiram sustentação contínua da atenção. Suas coisas tendem a ser desorganizadas porque esquecem. Pessoas com TDAH tem problemas com higiene e cuidado pessoal, ou porque esquecem, ou porque não querem interromper alguma atividade prazerosa para ir tomar banho, por exemplo. |
Pessoas deprimidas tendem a procrastinar tudo quanto for possível porque nada as anima, literalmente não têm vontade de fazer nada. Suas coisas podem estar desorganizadas porque não se importam com nada. Uma das características mais marcantes da depressão é o descuido com a higiene pessoal. |
HUMOR
TDAH | DEPRESSÃO |
As pessoas com TDAH tem oscilações frequentes de humor, mas ficam desanimadas, mal humoradas ou irritadiças diante de situações específicas, mesmo que aos olhos dos outros seus motivos não se justifiquem. Como a pessoa com TDAH é impulsiva e super excitável, ela pode ficar muito entediada e aborrecida com algo aparentemente simples e banal aos olhos dos outros, mas se ela puder se livrar do que a entedia e tiver acesso ao que gosta de fazer, rapidamente seu humor se anima. Dificilmente o humor de uma pessoa com TDAH se mostrará indiferente. Sentimentos e pensamentos ruins são passageiros. Impaciente, irritado, desanimado quando obrigado a fazer o que não quer, ou em tarefas mecânicas. A baixa autoestima do TDAH está mais ligada ao sentimento de fracasso e desempenho aquém. “Minha vida é uma bagunça” Ou “Eu faço tudo errado” |
Desanimado, indiferente e ou irritadiço continuamente por mais de dois meses seguidos; Persistentemente mal-humorado e insatisfeito. Reclama de tudo e chora facilmente, sem motivo aparente. Sentimentos e pensamentos ruins são persistentes. O deprimido não sabe o quer. Para ele, se perguntado, a resposta em geral é “tanto faz”. Insatisfeito, age e fala lentamente como se estivesse se arrastando. É como se tudo para ele fosse cinza. Evita contato social, é retraído, timidez excessiva. Passividade, conformismo, desesperança. Baixa autoestima derivada de sentimentos de ‘ser inútil’ e ‘um fardo’ para os outros. “Minha vida não tem sentido” Ou “Eu não sirvo para nada” |
ATENÇÃO E MEMÓRIA
TDAH | DEPRESSÃO |
Pessoas com TDAH têm dificuldade em resgatar a memória no momento requerido. Elas sabem que tem que fazer algo, mas frequentemente se lembram de tal coisa antes e ou depois do momento em que deveriam fazê-las. Tem dificuldades em reter informação relativa a assuntos que nãos lhes interessam ou estimulam e ou se esquecem de fazer o que deviam por acabarem sendo distraídas por outros elementos. Pessoas com TDAH são capazes de sustentar a atenção continuamente em coisas de que gostem ou que lhe sejam estimulantes, e por outro lado não conseguem sustentar a atenção em assuntos ou situações desestimulantes. |
Pessoas deprimidas tendem a esquecer as coisas porque nada as interessa. Tendem a estar alheia ao resto do mundo, voltadas ao seu mundo interior, não registrando assim informações, demandas externas. Não são facilmente distraídas por ocorrências aleatórias no ambiente, ao contrário, parecem perceber muito pouco do que se passa ao seu redor. Tem dificuldade de sustentar a atenção em todas as coisas. Nada lhe interessa, nada lhe estimula. |
EMOÇÕES E MOTIVAÇÃO
TDAH | DEPRESSÃO |
Pessoas com TDAH precisam de estímulos constates e recompensas imediatas. Quando sentem-se estimulados, tendem a se enrolar porque querer fazer tudo ao mesmo tempo, e em geral, começam e não terminam muitas tarefas. Demonstram excitação e alegria diante de estímulos positivos, raiva e frustração diante de estímulos negativos, podendo muitas vezes serem explosivas. |
Ao deprimido nenhuma recompensa o motiva. Nem mesmo começa tarefa alguma. Se sentir-se obrigado a fazer algo, fará vagarosamente, com extrema dificuldade, e apenas uma por vez. São indiferentes ou pouco expressivos aos estímulos positivos ou negativos. Diante de perturbações tendem a chorar, resmungar, reclamar ou ‘fechar a cara’, mas com pouca força de embate. |
PROBLEMAS ALIMENTARES E PROBLEMAS DO SONO
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Referências Bibliográficas
1 – SEGENREICH D., MATTOS P. Bupropion Efficacy in the Treatment of ADHD. A Systematic Review and Critical Analysis of Evidences
2 – ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria
3 – HARRINGTON R. Depressive disorder in childhood and adolescence. New York: John Wiley & Sons; 1993.
4 – DALGALARRONDO P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.
5 – PHELAM, T .W. All About Attention Deficit Disorder
6 – APA – American Psychiatric Association