O Professor Paulo Mattos, atual presidente da ABDA, foi entrevistado por jornalista da Revista Nova Escola no mês de março de 2007 sobre o uso de medicamentos em crianças. A intenção inicial era colher dados para uma matéria sobre o excesso de prescrição de medicamentos para crianças com problemas na escola.

Ao ser consultado, o Professor Paulo Mattos forneceu por escrito dados objetivos sobre a venda de medicamentos no Brasil e o número de pacientes medicados. Como o TDAH é progressivamente mais conhecido por pais, professores e profissionais de saúde, as vendas de medicamentos cresceram nos últimos anos. Este é uma das grandes lutas da ABDA: que o TDAH seja identificado num grande numero de crianças e adolescentes que estão enfrentando grandes dificuldades na vida acadêmica, sem receber diagnostico ou tratamento adequado.

Ele explicou que, ao contrario do que a jornalista pensava o aumento das vendas não era suficiente para tratar nem 5% dos portadores no Brasil. A Revista Nova Escola, para manter a sua pretensão inicial de fazer uma matéria sobre o excesso de prescrição de medicamentos, omitiu parte dos dados, de modo a “confirmar” sua “opinião” pré-concebida! Veja abaixo os dados que foram fornecidos:

  • Em 2000, foram vendidas 71 mil caixas de metilfenidato. Em 2004, 739 mil, representando um aumento de 940%. (a jornalista usou apenas isto para “corroborar” sua idéia)
  • Segundo o IBGE: existem 52 milhões indivíduos entre 5 e 19 anos no Brasil.
  • A prevalência TDAH no mundo e no Brasil é estimada em 5% (dados confirmados em 9 estudos no Brasil e em mais de 100 no mundo todo). Portadores de TDAH no Brasil: 2.600.00!
  • 739 mil caixas foram vendidas num ano
  • Dose diária de 30 mg = 5 caixas / mês (cada caixa tem 20 comprimidos)
  • 50 caixas /10 meses (supondo que as crianças não tomem o medicamento durante as férias)
  • 14.780 indivíduos tratados por ano.
  • CONCLUSÃO: Menos de 5% de pacientes tratados no Brasil

 

Infelizmente, no Brasil ainda temos publicações onde os jornalistas (ou os editores) têm uma “opinião” pré-concebida sobre um assunto e fazem matérias para justamente confirmar… a sua própria idéia! Quando confrontados com dados que contradizem o que pensam, eles simplesmente omitem os dados!

Consta na Carta de Princípios da ABDA: O TDAH é um transtorno sério, uma vez que os portadores apresentam maiores riscos de desenvolver vários transtornos psiquiátricos (tais como depressão e ansiedade), abuso e dependência de drogas e álcool, maior freqüência de acidentes, maiores taxas de desemprego e divórcio e menos anos completados de escolaridade. O TDAH pode ser diagnosticado e tratado. Existem diretrizes publicadas por instituições científicas de renome internacional sobre o diagnóstico e seu tratamento adequado.

77A Carta de Princípios da ABDA tem o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria, da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Comprimidos em excesso? Ou jornalismo em falta?