Em meados de 2014, a Coordenadora do Instituto Grael, Luciene Avelar,  contatou a ABDA, solicitando palestras a seu corpo docente, com intuito de esclarecer e orientar a respeito do TDAH. 

O Instituto Rumo Náutico, mais conhecido como Projeto Grael atua no Município de Niterói há 15 anos e já atendeu a mais de 11.000 estudantes da Rede Pública de Ensino (de 9 a 29 anos). Nossa atividade é a pratica do esporte educacional da natação e da vela e cursos profissionalizantes na área do mercado náutico.
 
Nos últimos anos percebemos, em nosso público, alunos com diagnósticos de TDAH e TOD, com e sem uso de medicação. 
 
Nosso pedido de uma palestra através da ABDA surge da demanda de nossos professores de conhecerem mais sobre alunos e transtornos de atenção e comportamento. Desta forma eles poderão ter mais subsídios para a prática diária com os alunos. 
 

Ainda em 2014, a presidente da ABDA, Iane Kestelman, ministrou palestra sobre conhecimento básico àcerca do transtorno.

Nascia, então uma parceria profícua.

Em 6 de fevereiro de 2015, a ABDA retornou, desta vez para responder perguntas e tirar dúvidas dos instrutores, bem como ensinar estratégias para professores. 

Para maximizar o aproveitamento desta palestra, a equipe ABDA empenhou esforços para adaptar as estratégias traçadas originalmente para salas de aula convencional, contextualizando para o ensino da prática esportiva.

Este contato gerou o embrião do que poderá ser uma cartilha sobre TDAH & Esportes.

Capturar

 

A história, no entanto, não acabou aí: No dia 4 de maio de 2015, a vice-presidente da ABDA, a fonoaudióloga Zulmara Zanetti, foi ao Instituto para atender ao Projeto ‘Roda de Conversa com as Famílias’.

CapturadfrPostado no Blog do Axel Grael

 

Muitos familiares compareceram ao encontro formando um grupo bastante participativo. 

As principais dúvidas dos familiares, pairavam essencialmente sobre políticas públicas de inclusão escolar. 

Foi muito esclarecedor” – disse uma das mães – “tomara que tenha outras reuniões como essa… A gente sempre aprende mais um poquinho…”

IMG 8217  IMG 8222

 

para conhecer melhor o Projeto Grael clique aqui