57
Encuentro Latinoamericano del TDAH
abertura dos trabalhos

Desde o ano de 2005 um grupo de profissionais vem trabalhando em um Consenso Latino Americano sobre o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerando a perspectiva de que esse transtorno apresente peculiaridades em relação à apresentação clínica, comorbidades e resposta terapêutica na América Latina em relação ao resto do mundo.

58
A presidente da ABDA, Iane Kestelman, na mesa
Legales y TDAH

Em junho de 2007, reuniram-se na cidade do México, representantes de 15 países Latino Americanos entre Neurologistas, Psiquiatras, psicólogos e outros profissionais de áreas afins envolvidos no diagnóstico e tratamento do TDAH. As conclusões foram apresentadas no Primeiro Congresso Latino Americano de TDAH, realizado após o consenso.

59
Representantes de 14 países da America Latina no
Consenso Latino Americano de TDAH

O 2º. Encontro Latino Americano de TDAH, aconteceu na cidade de Mendoza (Argentina) nos dias 25 e 26 de setembro de 2008, com o objetivo de consolidar a experiência dos países sobre o TDAH e compartilhar evidências científicas que permitam o estabelecimento de legislação específica que proteja os portadores desse transtorno na América Latina.

60
Mesa Legales y TDAH ( Legislação e TDAH)

Este encontro foi marcado por um forte sentimento de colaboração entre todos os especialistas e pesquisadores de 14 países da América Latina que lá estavam representados. No primeiro dia, os grupos de estudo se reuniram para discussão de protocolos de pesquisa em várias áreas e aprovação do Consenso, agora publicado em livro editado pelos Drs. Eduardo Barragán e Francisco de La Peña, ambos do México.

O Brasil estava representado pelos Drs. Wellington Borges Leite e Giancarlo M. Capellini de Belo Horizonte, o Dr. Erasmo Barbante Casella de São Paulo, o Dr. Alceu Gomes Correia Filho de Porto Alegre, o Dr. Eduardo de Pondé Sena de Salvador, a Psicóloga Iane Kestelman (presidente da ABDA), os Drs. Sérgio Bourbon e Milton Genes do Rio de Janeiro . Os temas referentes as mesas de trabalho do consenso foram:

  1. Diagnóstico de classificação do TDAH;
  2. Comorbidades;
  3. Impacto social;
  4. Neuropsicologia;
  5. Tratamento farmacológico;
  6. Tratamentos alternativos;
  7. Tratamento de pré-escolares;
  8. Tratamento de escolares;
  9. Tratamento de adultos;
  10. Impacto social;
  11. Legislação.

 

Ao final dos debates, fundou-se uma Liga latino-americana de TDAH , congregando os 14 países representados naquele consenso , entre eles, Brasil, Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Venezuela, Peru, México, Colômbia, Bolívia, Uruguai e Nicarágua…com o objetivo de disseminar conhecimentos científicos sobre o TDAH na America Latina, bem como lutar por legislações que garantam os direitos dos portadores.

61
Diversas mesas de trabalho no Consenso

Nossa presidente, Iane Kestelman, na condição de representante da ABDA, participou da mesa sobre TDAH e Legislação e também como sócia fundadora da nova Liga Latinoamericana del TDAH.

O próximo Consenso de TDAH acontecerá em outubro de 2009, em Cartagena, Colombia.