Meu nome é Denise e moro em Brasília DF. Tenho um filho de 12 anos e que faz 0 6º ano e que tem o diagnóstico de Tdah, dislexia, PAC(Processamento Auditivo Central)alterado e foi diagnosticado quando entrou na alfatização. Graças a Deus foi relativamente cedo, pois é quando geralmente se percebe que há algo diferente acontecendo. O que mais nos deixa triste é quando percebemos que não há nas escolas profissionais capacitados com conhecimentos do que é exatamente essas dificuldades de aprendizagem, então, até se chegar realmente a um diagnóstico fechado, é um sofrimento só, para a criança que não sabe o que lhes acontece, e também para os pais que não sabem como ajudar.<br /> É uma luta diária na escola para que veja seu filho com um olhar diferente, e que tem um potencial que precisa ser explorado.As instituições só se preocupam com os alunos brilhantes. As escolas infelizmente, não estão preparadas para ajudar essas crianças, que são mais do que especiais. Elas pedem socorro constantemente e não encontram apoio. Meu filho foi alfabetizado com uma professora particular, porque aos 6 anos não tinha sequência lógica e nem conseguia compreender o que lia e a escola não tinha "tempo" e nem profissional capacitado para ajudar aquele aluno que tanto necessitava. Na escola em que ele estuda hoje, ele faz prova como todos os outros, só então depois, quando não atinge a média, é que a escola faz uma prova diferenciada, mais objetiva com ele, é um sofrimento só, porque a autoestima dele fica muito prejudicada, pois ele estuda várias vezes para a mesma prova. Eu entendo que são vários alunos para um professor só,mas essas crianças que tem dificuldades de aprendizagem , são cada vez mais reais, e presentes nas escolas, então, precisa-se mudar o olhar, a forma de educar, porque infelizmente nossa educação está falida, aí nos vemos totalmente desamparados, tanto pela pela lei, que não obriga as escolas darem o apoio que essas crianças tanto necessitam, quanto pelo tratamento, que na maioria das vezes plano algum cobre; e é tudo muito caro. E é de suma importância o acompanhamento multidisciplinar a essas crianças. Não quero que olhem meu filho como diferente, mas que tenha um tratamento justo, porque ele é extremamente inteligente, só que ao invés de explorar o que ele tem de potencial, as escolas usam os métodos antigos, que no caso de uma criança que tem laudo, esse tipo de abordagem não surte efeito algum, só ajuda a enfatizar que ele não consegue. Aí a autoestima já é baixa, fica pior ainda.É uma briga constatante, diária pra que se possa ter uma educação que valha a pena e que ele não desista lá na frente de estudar.Falta nas escolas ajuda, na parte multidiscplinar!!!