aplicativosNa correria em que vivemos nos dias de hoje, fica cada vez mais difícil se organizar. Se é difícil para uma pessoa que não tem TDAH, imagine para quem tem o transtorno. Frases como “esqueci-me da minha consulta!”, “o que eu tinha para fazer hoje a noite mesmo…?” e “onde eu gastei todo o meu salário?!” são cada vez mais frequentes.

Algumas pessoas dizem que a tecnologia só serviu para deixar a nossa vida mais acelerada e dispersa. Em parte, é verdade, mas não podemos negar os benefícios que ela também nos traz, funcionando, na maior parte do tempo, a nosso favor.

Quem possui celulares com o sistema operacional Android ou iOs (iPhone), principalmente, pode desfrutar de diversos aplicativos que ajudam no dia a dia da pessoa com TDAH. É possível baixar gratuitamente diversos programas para o seu celular para ajudá-lo nas mais variadas tarefas: organizar seu dia, controlar gastos mensais, fazer anotações rápidas sobre alguma palestra, dentre outros. Alguns aplicativos, inclusive, vem com dicas específicas para pessoas com TDAH. Como estes programas vem, em sua maioria, com um alarme embutido, fica mais fácil da pessoa não esquecer aquele compromisso importante.

Listamos abaixo alguns aplicativos, seu sistema operacional e link. Alguns aplicativos já existem na versão em português e outros em inglês.

logo adhd-ange  

ADHD Angel
Para iPhone / iPad – Aplicativo para o manejo do TDAH em todos os âmbitos: social, escolar, sentimental, em casa, etc. Muito útil para ajudar na organização. Disponível, até então, para iPhone.

Em inglês
Gratuito

logo-Evernote  

Evernote
Para iPhone / iPad, Android e Windows Phone – Aplicativo para fazer anotações e lembretes sobre tudo e qualquer coisa. Alem de você não esquecer nada, ainda é possível sincronizar seus documentos em diversas plataformas: PC, aparelhos da Apple, Windows Phone, etc.

Em português
Gratuito.

logo Instapaper  

Instapaper
Para iPhone / iPad, Android, PC – Ferramenta para guardar páginas visitadas importantes da web e visualizá-las depois. Basta criar uma conta grátis e começar a usar. Só não esqueça de anotar (que tal o Evernote?) para lembrar-se de ver a página depois!

Em inglês
Gratuito.

OneNote-icon  

OneNote pacote Office da Microsoft
Serve como bloco de anotações rápidas, agenda e/ou classificador.
É bom para ajudar nos estudos. Pode ser dividido em pastas, que podem ser divididas por matérias, e criar páginas e subpáginas, como se fosse um caderno. Também é possível criar gráficos, tabelas, planilhas, desenhos, capturar imagens, som e vídeo, suporta PDF e PPS. Interage com o outlook, assim é possível anotar uma tarefa complexa, datas de provas, reuniões, etc, no aplicativo, e linkar com o lembrete de tarefas do outlook. Funciona off-line, mas sincroniza online com todos os dispositivos. Inclui versões para smartphones que suportam também o sistema IOS. As pastas criadas podem ser compartilhadas com outras pessoas. A função ‘marca’ possibilita atribuir marcas específicas, como prioridade, projeto, telefonar para alguém, entre outras várias, que se tornam fáceis de encontrar pelo sistema de busca. Vincula textos, possui dicionário de sinônimos e correção ortográfica.Está para ser lançada uma versão com recursos específicos para pessoas com TDAH e dislexia.

Em português, fácil de usar
Gratuito

logo MoneyWiz
 

Money Wiz
Para iPhone / iPad – Aplicativo para ajudar a controlar as finanças pessoais.

Em português
Pago

 

trello-icon  

Trello
O trello é um aplicativo online que vem se popularizando principalmente por viabilizar trabalho em equipe de maneira fácil, interativa e simples. Porém, ele pode ser usado individualmente.
É possível criar vários quadros, por exemplo, um para compartilhar com a equipe do trabalho, outro com a equipe do colégio e outro para usar individualmente. O mais interessante do Trello é que dentro de cada quadro, existem cartões, inicialmente ‘To do’, ‘Doing’ e ‘Done’ (mas que podem ter as nomenclaturas alteradas para o português). A pessoa coloca no primeiro cartão o que deve fazer, arrasta para o segundo quando estiver em execução e depois arrasta para o terceiro, quando estiver finalizado. Em cada cartão, além da anotação da tarefa, é possível marcar as pessoas que estarão envolvidas na tarefa, e fazer upload e download de arquivos e fotos. Para o trabalho em grupo, a vantagem é que possibilita que todas as pessoas do grupo acompanhem em tempo real o andamento das tarefas de cada um. Para uso individual, a vantagem é que se pode listar o que deve ser feito, e ir acompanhando, por exemplo, para quem tem TDAH, é possível observar quando está fazendo várias tarefas simultaneamente, sem concluir nenhuma. Possui calendário e alertas para as datas marcadas nas tarefas

Em português
Gatuito, mas só funciona online.

keep-512  

Google Keep
Para quem tem conta Google e gosta de manter tudo interligado, o Google keep é uma opção para notas rápidas, listas, lembretes, criar documentos, tabelas e planilhas. Sincroniza com o calendário do Google, e-mail, compartilha com outros usuários apenas as pastas, notas, listas ou documentos selecionados. Pode ser organizado por cores diferentes. Suporta fotos e vídeos e é possível fazer anotação gravando com memorando de voz. Ativa lembretes de acordo com sua localização. Possui marcadores e lembretes recorrentes. Sincroniza com todos os dispositivos.
Fácil de usar e funciona off-line. Suporta IOS. Fixa na barra de tarefas do Desktop.

Em português
Gratuito