É fundamental lembrar-se que, com ou sem TDAH, cada aluno é único e tem necessidades distintas, assim, nem todos os itens serão necessários para todos os alunos.
É a dedicação do educador, a proximidade dele com cada aluno, que revelará quais e quantas destas dicas trarão o benefício esperado.
Ajustes e Adaptações Básicas
As configurações a seguir são essenciais para ajudar as crianças com TDAH na sala de aula:
- Reduzir as tarefas, torná-las mais curtas ou dividi-las em partes, etapas.
 - Reduzir as tarefas escritas e de copiar.
 - Facilitar alternativas distintas de avaliação: oral, com projetos especiais.
 - Utilizar suportes complementares na classe como gravadores, calculadoras, computadores, papel carbono, etc.
 - Pôr notas das datas em que devem ser entregues as tarefas e trabalhos.
 - Complementar, reforçar instruções verbais com informação visual.
 - Dar cópias das notas básicas dos capítulos.
 - Modificar, simplificar o texto do livro de exercícios.
 - Ter em casa uma cópia do texto da escola.
 
Ajustes e intervenções específicas
No ambiente
- Sentar-se na frente, perto do professor.
 - Sentá-lo longe das distrações.
 - Limitar as distrações visuais.
 - Reduzir o nível de ruído quando necessária concentração.
 - Fazer cartazes e guias para referência do aluno.
 
Organização
- Escrever as tarefas no quadro e explicá-las oralmente.
 - Usar e seguir o calendário diariamente.
 - Clarificar as tarefas no final do dia.
 - Conferir com o professor ou parentes os materiais necessários para levar para casa.
 - Dar-lhe materiais prontos para arquivar na pasta
 - Ter pastas, cadernos, etc.,com divisões e cores diferentes.
 - Ajudar a organizar a mesa e materiais.
 - Codificar os textos e livros por cor.
 - Colar uma lista na mesa de: “Coisas por fazer”.
 - Dividir tarefas longas.
 - Limitar a quantidade de materiais sobre a mesa da criança.
 
Comunicação e trabalho em equipe 
- As comunicações diárias ou semanais devem ser assinadas pelos pais com gráficos e guias especiais que indiquem o comportamento e se os trabalhos estão completos.
 - Comunicação telefônica frequente com os pais (Lembre-se de compartilhar as conquistas positivas e as preocupações).
 - Encontros mais frequentes com os pais para construir uma equipe de trabalho com e para a criança.
 - Compartilhar com outro professor suas conquistas, atividades, disciplina, trabalho em equipe.
 - Fazer com que o aluno saiba que estamos interessados em ajudá-lo, dialogar sobre as suas necessidades e incentivar a comunicação aberta.
 
Gestão em sala de aula
- Aumentar a estrutura e o monitoramento dos comportamentos concretos.
 - Definir com clareza as expectativas e as consequências (Verifique-as frequentemente).
 - Ter proximidade física com o aluno, contato visual permanente.
 - Ensinar apenas quando haja silêncioe todos estejam atentos.
 - Elogiar comportamentos positivos.
 - Utilizar cartas de progresso, contratos para melhorar o comportamento.
 - Facilitar oportunidades de movimento e descansos frequentes.
 - Dar apoio extra durante as transições e mudanças do dia.
 - Permitir que o estudante participe da seleção das consequências e dos prêmios.
 - Utilizar períodos de reforço curtos com avaliação constante.
 
Ensino e avaliação
- Dar tempo extra para processar informações (falar mais lentamente e dar mais “tempo para que o aluno pense e responda”).
 - Aumentar a quantidade de exemplos, modelos, demonstrações e prática dirigida.
 - Dar muitas oportunidades para trabalhar com companheiros ou em grupo pequeno.
 - Oferecer oportunidades para verbalizar na aula, para expressar-se sem temor em um clima seguro sem temer o ridículo.
 - Analisar o progresso e reforçá-lo: tarefas, trabalho em classe, etc.
 - Utilizar técnicas multissensoriais.
 - Propor projetos que permitam a criatividade e expressão.
 - Permitir o uso de computadores, calculadoras, etc.
 - Ajustar-se às dificuldades envolvidas nos trabalhos escritos por meio de:
a. Mais tempo disponível para completar.
b. Respostas orais.
c. Ditar as respostas, para que alguém as copie.
d. Permitir que os pais assinem o trabalho depois de algum tempo. - Repetir as instruções dadas.
 - Destacar os pontos importantes do texto.
 - Facilitar-lhe com diagramas e resumos da lição.
 - Dar-lhe gravações com a leitura do texto.
 - Usar técnicas de perguntas variadas para dar mais oportunidades de resposta.
 - Fornecer guias simples, organizados, breves.
 
Fontes:
Sandra F. Rief M.A., Julie A. Heimburge – “How To Reach & Teach All Students in the Inclusive Classroom: Ready-to-Use Strategies Lessons & Activities Teaching Students with Diverse Learning Needs” J-B Ed: Reach and Teach – Paperback
						
							
			
			
A questão sobre o aluno que apresenta TDAH ( TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE ), é bastante complexo, pois abrange diversos fatores. Na sala de aula, primeiramente o docente não é especializado, para detectar um aluno com o problema, ele pode suspeitar pelo comportamento do aluno, e assim sim, solicitar um diagnóstico elaborado um profissional capacitado. Muitas transformações deverão ocorrer no estabelecimento escolar, como também na vida do docente em sala de aula. O docente, deverá oferecer ao aluno condições favoráveis para o seu aprendizado, oferecendo equipamentos eletrônicos pedagógicos e outros elementos, que farão com que o aluno se interesse mais pela aula. lÉ importante que o aluno sente na primeira carteira, aos olhares mais atentos do professor, para que possa acompanhá-lo com maior clareza, além de oferecer também uma aula melhor planejada. A Sintonia entre os pais do aluno, a interação entre professores de outras disciplinas deverão estarem em constantes contatos, isso com certeza facilitará um melhor aprendizado e uma melhor inclusão na comunidade escolar e possivelmente fora da mesma.