Ao sair da cama após outro dia cansativo lidando com a criança/adolescente com TDAH, você provavelmente está se perguntando como sua família sobreviverá  mais um dia com todos confinados em casa.

A situação é bastante desafiadora, o adulto precisa manter a calma no meio de todas as mudanças e incógnitas que o COVID-19 trouxe,  ajudar as crianças com TDAH que são extremamente difíceis, que apresentam desafios acadêmicos, sentem falta dos amigos e discutem com os irmãos.

Sabemos que não será nada fácil. Viver com uma criança ou adolescente com TDAH e/ou dificuldades de aprendizagem já é bastante complicado sem esses desafios adicionais ocasionados pela pandemia.

O que você pode fazer para aliviar o estresse e criar uma estrutura doméstica que funcione para todos?

Primeiro, comece tendo alguma compaixão por você , pelo seu filho,  criança ou adolescente.

Respire fundo e aceite que a vida familiar será mais intensa por um tempo, que estamos todos fazendo o melhor que podemos para sobreviver em um tempo sem precedentes.

As crianças com e sem TDAH estão em casa por razões que não entendem completamente, a maioria delas se sente triste, assustada e até mesmo com raiva. Elas perderam o que era familiar: rotinas diárias,  amigos, praticar esportes, participar de atividades extracurriculares, festas, etc.

Para as crianças com TDAH que lutam naturalmente com o controle de impulsos e o gerenciamento de emoções, é provável que elas se comportem com mais dificuldades do que o habitual, apresentando mais recusa em cooperar ou discutir com todos sobre questões triviais.

Essas crianças/adolescentes estão estressadas, mas ainda não desenvolveram as habilidades de funcionamento executivo necessárias para expressar adequadamente seus sentimentos e usar estratégias eficazes de solução de problemas. Para criar uma estrutura que realmente funcione, é necessário trabalhar todos juntos.

Aqui seguem algumas dicas para um melhor enfrentamento familiar em tempos difíceis de quarentena:

✓ Faça uma reunião familiar semanal curta para descobrir uma programação diária que inclua as necessidades de todos. O dia pode ser dividido em blocos para estudar, fazer tarefas, exercícios, atividades divertidas e relaxar.

✓ Escreva a rotina de organização da família ( cronograma dos filhos e pais) em folha de papel, digite ou escreva. Com o objetivo de  ajudar a cumprir com mais facilidade o planejamento de sua família, coloque o papel com o cronograma de atividades na cozinha e nos quartos para que as pessoas possam consultar facilmente e faça ajustes semanais com a participação de toda a família.

✓ Crie períodos formais de estudo . Alguma rotina é fundamental!

✓ Divida as tarefas em partes executáveis com base em quanto tempo a criança/adolescente pode realmente se concentrar. Se o possível para os filhos com  TDAH for se concentrar apenas por 20 minutos, ofereça uma pausa rápida de acordo com a faixa etária. Para 1 hora  de estudos, por exemplo, configure 3 períodos de 20 muitos com intervalos para lanche ou alguma necessidade de movimento.

✓ Você pode precisar de pausas mais frequentes do que o esperado, porque crianças com TDAH costumam  ter que se esforçar para se concentrar em uma tarefa por muito tempo. Tenha paciência.

✓ Ofereça incentivos (reforço positivo) para a conclusão do trabalho solicitado como, por exemplo, um  tempo a mais de uso do tablet, jogos, games , etc como bônus

✓ Planeje uma certa quantidade de tempo de tela diário e permita um tempo de bônus. Veja como isso funciona: se você deseja que seus filhos tenham três horas diárias em seus dispositivos fora dos trabalhos escolares, tente fornecer a eles uma linha de base de 90 minutos. Eles podem ganhar tempo bônus a partir da conclusão de tarefas domésticas e escolares. Se discutir e não conseguir desligar os dispositivos conforme planejado, não irá ganhar o tempo de bônus combinado.

✓ Gerencie o tempo de uso da tela do computador ou jogos recreativos e use-os a seu favor : As crianças com TDAH geralmente lutam muito para sair da tela. Jogos e mídias sociais são agora o seu caminho para conexões com os amigos, o que é excelente para que eles possam manter os vínculos sociais,  afetivos e com a escola.

✓ Se possível,  voce pode planejar trabalhar na mesa ao lado do seu filho para estar disponível para esclarecer qualquer dúvida e ajudá-lo a desempenhar a tarefa.

✓ Tentem fazer tarefas e atividades juntos.

✓ Sua presença ajuda o foco e a realização das tarefas . Portanto, com menos períodos de  distrações, será mais fácil manter as crianças envolvidas no processo de aprendizagem.

✓ Discuta com a família quais tarefas podem ser feitas por cada um durante a pandemia, de acordo a capacidade de contribuir das crianças e adolescentes. Tal atitude promove sentimentos de união, cooperação e solidariedade.

✓ Para tornar as coisas mais divertidas, por que não dançar depois da limpeza do jantar? Que tal cantar enquanto faz o almoço? Isso pode parecer pouco importante , mas o ambiente positivo nos fazem sorrir e melhora o stress familiar decorrente do confinamento .

✓Exercícios e atividades físicas também são bem vindos para minimizar os sintomas de ansiedade e hiperatividade, exemplos:  Esconde-esconde, polichinelos, dança livre, brincadeiras. Movimente-se com a criança, isso realmente ajudará as crianças com TDAH a  ter mais motivação e seguir adiante.

✓  Não seja extremamente rígido. Flexibilize um pouco as rotinas de despertar e deitar: É mais difícil levantar-se, mover-se ou ir para a cama quando não há nada que o obrigue a fazê-lo. No caso das crianças/adolescentes com TDAH  , que geralmente não têm motivação para coisas que não querem fazer ou não gostam, é ainda mais difícil.

✓ Dê um pouco de tempo, uma folga para voce e  seus filhos. Não há problema em fazer exceções agora e ser mais flexível .

✓ Atue positivamente e tenha empatia com o seu filho. Desta modo, ele  não  precisará agir fazendo uso de comportamento opositivo para obter sua atenção.

✓ Faça uma lista principal de jogos, interesses ou projetos que você e a criança sempre quiseram fazer ou experimentar, mas nunca tiveram tempo para explorar. Classifique- os de acordo com o interesse, coloque na porta da geladeira ,ou em outro local visível e, na medida do possível,  siga a lista.

✓Converse sobre a situação da pandemia. Explique de forma simples e direta, de acordo com a idade e capacidade de compreensão do seu filho.

✓ Tire um tempo para responder as perguntas sobre o COVID-19 com honestidade. Crianças e adolescentes com TDAH são pensadores concretos e se beneficiam ao ouvir suas informações, ao invés de procurá-las online. Essas conversas podem acalmar algumas de suas preocupações, enquanto abrem a porta para outros assuntos, como amizades, medos, sentimentos de saudade da escola, etc.

✓ Durante esse período, lembre-se de cuidar de si mesmo para estar disponível para cuidar de outras pessoas.

✓Entre em contato com familiares e profissionais para obter apoio, mas evite discutir assuntos com conteúdos angustiante na frente das crianças. A forma como elas entendem e percebem a realidade é mais impactante. Elas constroem fantasias em torno do que ouvem e sofrem profundamente.

✓Por fim, sigamos todos em frente com muita coragem, determinação , fé e esperança.

✓  Tudo na vida passa, isso também vai passar.

Iane Kestelman – Presidente da ABDA