Specialized cria fundação para favorecer crianças com TDAH por meio do ciclismo

 specialized e TDAH site

 

A Specialized está ampliando seu compromisso de oferecer futuro mais saudável às crianças com sua Ong, “The Specialized Foundation”, dedicada ao financiamento de pesquisa e programas para melhorar a vida das crianças por meio do ciclismo. A Fundação iniciou suas atividades ao participar da cúpula do “Partnership For A Healthier America”, projeto do setor privado nos EUA que visa garantir a saúde da juventude, no início de março, em Washington DC. A cúpula envolve líderes e formadores de opinião em vários segmentos sociais, reunidos com o objetivo de preparar um futuro mais saudável.

No último ano a Specialized patrocinou pesquisas e programas com alunos do ensino médio em abrangência nacional nos Estados Unidos. Os primeiros indícios apontaram que as crianças com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, e também aquelas que não apresentam o quadro, ao participarem de atividades relacionadas ao ciclismo, podem preparar melhor seus cérebros para a aprendizagem. 

“Como uma empresa de ciclistas apaixonados, reconhecemos intuitivamente os benefícios do exercício e do ciclismo em nossa concentração. Porém, fomos surpreendidos pelos resultados dos estudos que apresentaram potencial de uma nova ferramenta de gestão para as crianças e suas famílias”, afirmou Mike Sinyard, fundador e CEO da Specialized. “Como alguém pessoalmente afetado, pai de uma criança diagnosticada com TDAH, espero que esta pesquisa proporcione uma nova esperança para crianças e suas família no que diz respeito às desordens de atenção e que catalize a educação física como prioridade nas escolas”, completou Mike. 

Para entender melhor os benefícios e a ciência em relação à prática do ciclismo na juventude, a Specialized se uniu à “RTSG Neuroscience”, consultoria de negócios, que cria intervenções de grande porte a partir do exercício para beneficiar grupos de pessoas. Desta forma, a RTSG faz pesquisas mostrando como o ciclismo pode ser uma opção não-farmacológica para as crianças e ainda ajuda a gerir as dificuldades e sintomas de falta de atenção provocados pelo TDAH. 

O estudo inicial mediu cientificamente os efeitos do ciclismo na capacidade de atenção de 47 alunos com idades entre 11 a 14 anos, das escolas Kennedy e Wilson, de ensino médio na cidade de Natick, em Massachusetts. Os participantes pedalaram ao ar livre cinco vezes por semana durante 30 minutos diários antes da escola, por um mês. O projeto analisou os lados cognitivo, emocional e social, bem como o equilíbrio físico e alterações antes, durante e depois do programa.

“Estes resultados são profundos e têm o potencial de mudar a nossa forma de lidar com os sintomas de crianças com transtornos de déficit e dificuldades de atenção”, deduziu Lindsay Thornton, psicóloga do esporte, a partir de técnicas de imagem cerebral, ciência do esporte e medidas de desempenho físico. “Os resultados também indicaram que pode haver fatores do ciclismo que o tornam particularmente eficaz quando o exercício beneficia o cérebro”, considerou Thornton.

O estudo concluiu que o programa de ciclos levou os alunos a um aumento positivo, em relação à melhorias sob vários aspectos da atenção, bem como os benefícios a longo prazo na cognição dos adolescentes. A Ong “The Specialized Foundation” vai colaborar com escolas e lojas de bicicletas locais para implementar o ciclismo no currículo dos programas de educação física. O objetivo é oferecer método comprovado em pesquisas para aprimorar a aprendizagem. As crianças teriam mais possibilidades de sucesso acadêmico por meio de uma atividade que amam praticar.

Para conhecer mais sobre o projeto acesse: http://www.specialized.com/us/en/news/advocacy-lander

Para saber mais sobre o estudo http://goo.gl/PMkpgj

Matéria original na Pedal