Ministério da Saúde Aprova Protocolo para TDAH

O Ministério da Saúde aprovou, ontem, dia 3/8, quarta-feira o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

documento traz critérios de diagnóstico, critérios de inclusão e de exclusão, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação. O protocolo tem caráter nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com a publicação, o TDAH é considerado uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível exacerbado e disfuncional para a idade. Os sintomas começam na infância, podendo persistir ao longo de toda a vida.

As dificuldades, muitas vezes, só se tornam evidentes a partir do momento em que as responsabilidades e a independência se tornam maiores, como quando a criança começa a ser avaliada no contexto escolar ou quando precisa se organizar para alguma atividade ou tarefa sem a supervisão dos pais.

Embora o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade seja frequentemente diagnosticado durante a infância, não é raro o diagnóstico ser feito posteriormente.

Ele deve ser realizado por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional de saúde (como neurologista ou neuropediatra)

Mais uma vitória de todos nós, das pessoas com TDAH do Brasil, da nossa luta como sociedade civil organizada.

Gratidão ao Professor Luís Rohde e todos outros pesquisadores junto a ABDA que , nos bastidores e sem holofotes, atuaram para que essa inciativa pudesse acontecer.

Em breve , teremos atendimento, tratamento e medicação gratuita pelo SUS

Clique no link e veja a Portaria do Ministério da Saúde na íntegra: https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-conjunta-n-14-de-29-de-julho-de-2022-419678091
Fonte ;Ministério da Saúde