Viva Bem – UOL

Coach de TDAH: web está cheia de mentores do Transtorno, mas funciona?

22/08/2022

Entre paródias engraçadinhas, dancinhas no TikTok, linguagem motivacional e promessas de cura, a oferta de coachs para pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (como é chamado o TDAH) parece se multiplicar nas redes sociais. Basta uma rápida busca na internet para ser bombardeado com oferta de cursos, guias de orientação e testes de autoavaliação que, ao serem completados, indicariam se a pessoa tem o transtorno. Há ainda grupos para trocas de experiência em conversas de aplicativos a custos que começam em R$ 19 mensais.

O transtorno, que era desconhecido no Brasil até pouco tempo atrás, hoje é uma das condições de saúde mental que mais vêm sendo reconhecidas em consultórios e clínicas. E não se trata de modinha, o fato é que o conhecimento científico se expandiu e se democratizou, levando muitas pessoas a reconhecerem em si os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, agitação, entre outros, e procurarem ajuda.

Quanto mais as pessoas passaram a ser diagnosticadas por médicos psiquiatras, mais o mercado de serviços cresceu, oferecendo soluções para uma condição que é tratável, mas não pode ser curada. A psicanalista Iane Kestelman, presidente da ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção), afirma que o desafio hoje não é mais pela disseminação de conhecimento sobre o transtorno….

Para continuar lendo a matéria clique no link   https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/08/22/coach-de-tdah-web-virou-um-lugar-de-vender-estrategias-faceis-e-rapidas.htm