Fernandinha, é minha terceira filha, veio de uma gravidez difícil, após um aborto quando estava com seis meses e meio de gestação, o medo foi meu companheiro constante, quando estava com cinco meses, minha mãe descobriu que estava com um tumor benigno no cérebro, após uma cirurgia, teve complicações e ficou todo o restante da minha gestação em coma induzido.
Minha mãe saiu da UTI dia 24 de janeiro, exatamente um dia antes do nascimento da Fernanda. Tive uma semana antes do seu nascimento, uma piolonefrite e embora os médicos alegarem que ela não corria riscos, Fernanda nasceu com infecção urinária e a teve de maneira reincidente até os dois anos de vida, nasceu também com uma fenda no palato posterior, tendo sido submetida a cirurgia com um ano de vida e uma hipotonia na musculatura abdominal, motivo que teve que fazer fisioterapia desde o seu nascimento até quase três anos de idade.
Fernandinha, sentou-se com um ano, andou aos dois, com essa idade pesava pouco mais de 12Kg, por tomar medicamento para as infecções urinárias. Considero, Fernanda… meu milagre vivo… quase a perdi… por várias vezes… engasgada com o leite ou comida que pelo seu problema teimava em sair pelo nariz e/ou aspirá-los, como não tinha força para mamar e os riscos que isso poderia causar, tomava 20 ml de seu leite a cada 20 minutos, durante o dia e a noite e tomou mais de 50 injeções 
Venceu, superou e ao iniciar sua vida escolar, percebi que seu tempo de aprendizagem era diferente, acreditava que se devia a todos os problemas que teve ao nascer.
Porém ao inciar o primeiro ano,isso ficou mais evidente, como formada na área de educação, fui buscar informações, acabei por fazer pós graduação em psicopedagogia o que me ajudou a entender o disgnóstico da Fernanda.
Fernanda tem Deficit de Atenção. Fez tratamento com uma psicopedagoga que nos orientou, a mim e a escola dela, como lidar com crianças com esse problema.
Recebeu alta, mas a dificuldade em lidar com matérias decorativas e fora do seu interesse ainda são grandes. Ficar de exame e de Conselho de Classe são rotina para ela, mas ela não se queixa e não se abate.
O preconceito é muito grande, embora seja velado, os amigos não a chamam para sair ou para festinha, a escola a acolheu e mantem maneiras diversas de avaliações.
É uma menina extremamente meiga, carinhosa, amiga, solidária e sabe que sempre precisa de um tempo a mais para absorver determinado conteúdo escolar.
Fernanda é meu presente de Deus… é meu milagre vivo… é a comprovação que com respeito, tratamento adequado, carinho… paciência ela pode chegar onde quiser e o mais importante para mim SER FELIZ!!!