Conselhos para pais de crianças com TDAH

O período de isolamento social, no qual nos encontramos, pode ser difícil de gerenciar. Pensando em como manter seu filho, com Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade, principalmente para os que moram em apartamentos, sem áreas externas, nos baseamos em publicação do Hospital Robert Debré  ( França)  Centro de Excelência em Distúrbios do Desenvolvimento Neurológico, e sugerimos algumas regras a serem seguidas para uma vida saudável durante as próximas semanas, até que as escolas sejam reabertas.

 

  1. Não corte a medicação de seu filho, a menos que seu médico recomende. O médico do seu filho também pode realizar uma consulta online, caso seja necessário, e enviar uma nova receita por e-mail.

 

  1. Organize os dias do seu filho de acordo com um dia escolar típico, manter a rotina é essencial para quem tem o Transtorno. Por exemplo, manter um horário para atividades/trabalhos escolares através dos materiais educacionais fornecidos pela instituição de ensino e supervisionados pelos pais, assim como proporcionar momentos de relaxamento recreativo (mesmo em ambientes fechados). Não hesite em formalizar o horário do seu filho por escrito, para que ele possa consultá-lo – monte um esquema visual caso seu filho ainda não esteja em idade de alfabetização. Você pode delimitar os diferentes momentos com toques programados. O importante é que seu filho trabalhe e aprenda, o ambiente pode ser mais flexível do que na escola – ele pode se levantar, estudar em pé ou no chão, trabalhar oralmente.

 

  1. Manter horários fixos apara dormir, acordar e fazer as refeições. Para as refeições, não hesite em proporcionar momentos agradáveis ​​regularmente – o que interrompe levemente a vida diária sombria da vida de confinamento.

 

  1. Mantenha os tempos de socialização com pessoas fora de casa diariamente (família, amigos da escola) por telefone e, se possível, recursos visuais online. Programe um tempo sistemático para discussão com os colegas, se for grande o suficiente para interessá-lo.

 

  1. Mantenha uma atividade esportiva diária: faça cursos online. Se possível, faça uma sessão de 30 minutos pela manhã e 30 minutos à tarde com atividades físicas. Alguns exemplos: correr no corredor, andar a pé, rastejar em um pequeno percurso, ajudar nas tarefas domésticas etc. É um pouco barulhento para os vizinhos, mas é importante (avise aos vizinhos, se puder – sem entrar em contato físico com eles).

 

  1. Organize o trabalho manual durante o dia, como desenho, pintura, música, slime – como lições reais da escola. Mas não é hora do recreio.

 

  1. Organize os horários dos jogos em família à noite, depois do horário escolar, por, pelo menos, 10 minutos com toda a família, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças etc.

 

  1. Converse com seu filho sobre a situação atual de forma aberta, calma e adaptada ao seu nível de entendimento, sem detalhes impactantes desnecessários. Você precisa ter palavras tranquilizadoras (para a criança, para a saúde dele e as pessoas à sua volta).

 

  1. Tente perguntar a ele sobre suas preocupações, uma discussão em grupo é sempre mais fácil.

 

  1. Deve-se explicar que a aplicação de medidas de barreira (como lavar as mãos, espirrar no cotovelo, usar um tecido de uso único, sem contato físico próximo) o protegerá do risco de infecção pelo vírus da COVID-19.

 

  1. Por fim, limite a exposição do seu filho a informações na televisão e nas mídias sociais. Essa discussão deve ser repetida regularmente. As crianças estão preocupadas e sofrendo, mas não se expressam como adultos.

 

  1. Se voce precisa trabalhar de casa (home office), tente adaptar os seus horários de forma que seja possível alterná-los com o horário de trabalho do seu cônjuge ou de outra pessoa que esteja em casa e possa se ocupar das crianças. Neste momento, muitas empresas estão sendo flexíveis, tendo empatia e se readaptando a nova rotina dos seus funcionários.

 

  1. Cuide-se como pai e mãe, a ansiedade é transmitida aos pequenos. Quando os pais estão ansiosos, os filhos também ficam, é importante cuidar de si, se informar, mas tome cuidado para não ouvir o tempo todo as notícias que podem aumentar a ansiedade. Você também pode fazer sessões de respiração ou relaxamento, com ou sem os filhos.

 

  1. Não hesite em entrar em contato com o seu médico, psicólogo por e-mail ou telefone. É mais fácil para ele estar disponível e pronto para responder. Muitos profissionais continuarão o atendimento on line com os pacientes.